EDITAL Nº 01/2026 – UNIDADE ESCOLAR EE PROFESSOR PAULO AFONSO DE TOLEDO DUARTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES PARA O PROGRAMA PROFESSOR TUTOR – ANOS INICIAIS 2026
A Unidade Escolar PROFESSOR PAULO AFONSO DE TOLEDO DUARTE , jurisdicionada à Unidade Regional de Ensino de Taboão da Serra, no uso de suas atribuições legais e pedagógicas, em consonância com a Resolução SEDUC nº 02, de 09 de janeiro de 2026, que institui o Programa Professor Tutor Anos Iniciais no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e com a Portaria SUPED de 26 de janeiro de 2026, torna público o presente Edital para realização de Processo Seletivo de Docentes para atuação no Programa Professor Tutor – Anos Iniciais, no ano letivo de 2026, exclusivamente para esta Unidade Escolar, conforme as disposições a seguir.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O presente processo seletivo destina-se à seleção de docentes para atuação como Professor Tutor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com foco na recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática.
1.2 A atuação ocorrerá exclusivamente na Unidade Escolar PROFESSOR PAULO AFONSO DE TOLEDO DUARTE , conforme a necessidade pedagógica e a disponibilidade de turmas.
1.3 O processo seletivo será realizado em fases sucessivas, compreendendo:
• Fase 1 – Inscrição;
• Fase 2 – Entrevista;
• Fase 3 – Classificação.
2. DA ELEGIBILIDADE DA UNIDADE ESCOLAR
2.1 A Unidade Escolar EE PROFESSOR PAULO AFONSO DE TOLEDO DUARTE está habilitada à adesão ao Programa Professor Tutor Anos Iniciais por ofertar turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
3.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo os docentes:
• efetivos;
• não efetivos;
• contratados;
candidatos à contratação,
que tenham participado do processo de atribuição de classes e aulas para o ano letivo de 2026.
3.2 Formação exigida (ordem de prioridade):
I – Curso Normal Superior;
II – Licenciatura em Pedagogia ou Pedagogia específica para Educação Infantil e Anos Iniciais;
III – Habilitação Específica para o Magistério – HEM / Curso Normal em nível médio;
IV – Outras formações previstas no edital regional, desde que compatíveis com os Anos Iniciais.
4. DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR TUTOR
4.1 O Professor Tutor atuará durante as aulas regulares, cumprindo 03 (três) aulas semanais por turma, sendo:
• 02 (duas) aulas de Língua Portuguesa;
• 01 (uma) aula de Matemática.
4.2 São atribuições do Professor Tutor:
• apoiar o professor regente no diagnóstico das defasagens de aprendizagem;
• atuar com grupos de estudantes que apresentem dificuldades específicas;
• colaborar na elaboração de planos de intervenção pedagógica;
• utilizar materiais pedagógicos oficiais da SEDUC-SP; participar das formações promovidas pela Unidade Escolar e pela URE.
5. DAS INSCRIÇÕES – FASE 1 5.1 As inscrições ocorrerão no período de 18/02/2026 a 20/02/2026.
5.2 O docente interessado deverá manifestar interesse diretamente na Unidade Escolar EE PROFESSOR PAULO AFONSO DE TOLEDO DUARTE , conforme orientações da Direção da escola.
5.3 O não atendimento aos requisitos implicará indeferimento da inscrição.
6. DA ENTREVISTA – FASE 2
6.1 Os candidatos com inscrição deferida serão convocados para entrevista presencial, a ser realizada na própria Unidade Escolar.
6.2 A entrevista será conduzida pela Equipe Gestora da Unidade Escolar, considerando, entre outros, os seguintes critérios:
• experiência nos Anos Iniciais;
• atuação em alfabetização e letramento matemático;
• formação específica;
• disponibilidade para atuação no Programa.
7. DA CLASSIFICAÇÃO – FASE 3
7.1 A classificação dos candidatos será realizada pela Unidade Escolar, com base na avaliação obtida na Fase 2 – Entrevista.
7.2 A relação dos docentes classificados será publicada pela Unidade Escolar e encaminhada à Unidade Regional de Ensino para ciência.
7.3 A classificação não garante atribuição automática, ficando condicionada à disponibilidade de aulas e à observância das normas vigentes.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Os docentes classificados poderão ser convocados a qualquer tempo, durante a validade deste processo seletivo, conforme necessidade da Unidade Escolar.
8.2 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção da Unidade Escolar, em articulação com a Unidade Regional de Ensino de Taboão da Serra.
8.3 O prazo de validade deste processo seletivo é de 01 (um) ano, a contar da data de publicação deste edital. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO
• Fase 1 – Inscrição: 18, 19 e 20 de fevereiro de 2026
• Fase 2 – Entrevistas: de 23 e 24 de fevereiro de 2026
• Fase 3 – Classificação: 25 de fevereiro de 2026
• Início da atuação: 02 de março de 2026