A Dirigente Regional de Ensino – Região de Taboão da Serra, convoca os docentes deferidos na etapa entrevista, participantes do Processo Seletivo Simplificado para atuação no Projeto de Apoio à Tecnologia da Informação – PROATI 2025, para atribuição online, conforme segue:
Manhã | Tarde |
Local: Plataforma Teams
Link: https://bit.ly/atribproati Dia: 17/04/2025 Horário: 10h Convocados: do 1 ao 8 |
Local: Plataforma Teams
Link: https://bit.ly/atribproati Dia: 17/04/2025 Horário: 13h Convocados: do 9 ao 113 |
Convocados
Nº | Nome completo | CPF: | Resultado | Pontos | CAT | Carga Horária |
1 | Fabiana Alves De Lima Da Silva | 281.123.708-93 | DEFERIDO | Agente | 40h | |
2 | Layon Lazaro Oliveira Dos Anjos | 41959150820 | DEFERIDO | Agente | 40h | |
2.1 | Elisama Silva Dos Santos | 38769164886 | DEFERIDO | Agente | 40h | |
3 | Marcos Roberto Dos Santos | 147.982.698-75 | DEFERIDO | 0,7285 | A | R |
4 | José Ricardo Coimbra De Almeida | 707.544.037-34 | DEFERIDO | 0,5230 | A | R |
5 | Marcelo Nunes Barbosa Vieira | 30767195809 | DEFERIDO | 0,5074 | A | I |
6 | Josinaldo Gomes Da Silva | 15181045847 | DEFERIDO | 0,2104 | A | C |
7 | Priscilla Domingues De Oliveira Silva | 20504178881 | DEFERIDO | 0,8328 | F | C |
8 | Marcio Magno Almeida Da Silva | 157 151 828 24 | DEFERIDO | 0,5676 | F | B |
9 | Sergio Oliveira Prado Souza | 17957863884 | DEFERIDO | 0,7292 | C | A |
10 | Katia Alessandra de Souza | 31733574859 | DEFERIDO | 0,6850 | C | C |
11 | Eliana Selestino Cruz | 28522979812 | DEFERIDO | 0,6825 | C | C |
12 | Kelly Da Silva Roza | 15631138808 | DEFERIDO | 0,6726 | C | A |
13 | Silvânia Mendes Pereira Da Silva | 71150781491 | DEFERIDO | 0,6651 | C | A |
14 | Kevin Cornetti Oliveira | 37627412803 | DEFERIDO | 0,6622 | C | C |
15 | Wenceslaine De Freitas Silva | 25591160816 | DEFERIDO | 0,6610 | C | A |
16 | Niviane Damaceno Noel Silva | 389.335.708-45 | DEFERIDO | 0,6609 | C | A |
17 | Isabela Gomes Chicaro | 41946994839 | DEFERIDO | 0,6450 | C | C |
18 | Bruno Gonçalves De Paula | 371.852.578-08 | DEFERIDO | 0,6445 | C | A |
19 | Bruna Rocha Stein | 479.699.078-06 | DEFERIDO | 0,6409 | C | C |
20 | Laís Rosa Fontes Dos Santos | 43787809848 | DEFERIDO | 0,6318 | C | A |
21 | Devanir Dos Santos | 384467938-30 | DEFERIDO | 0,6300 | C | A |
22 | Ingrid Pires Julio | 453.516,708-79 | DEFERIDO | 0,6284 | C | A |
23 | Clavercly Costa De Oliveira | 111.389.778-37 | DEFERIDO | 0,6280 | C | A |
24 | Sheila Iber Lima Cunha | 36575963803 | DEFERIDO | 0,6133 | C | A |
25 | Miriã De Paula Domingos Miranda | 42679205839 | DEFERIDO | 0,5984 | C | C |
26 | Julia Carvalho Leite | 22968838857 | DEFERIDO | 0,5983 | C | C |
27 | Josimar Gonçalves Costa Filho | 219.816.488-44 | DEFERIDO | 0,5825 | C | C |
28 | Deivid Santana De Magalhães | 465.814.928-17 | DEFERIDO | 0,5825 | C | A |
29 | Ronaldo Alves Xavier | 227.259.908-74 | DEFERIDO | 0,5770 | C | A |
30 | Suzana Ferreira De Oliveira | 31903954894 | DEFERIDO | 0,5701 | C | C |
31 | Carolina Santana De Novais | 46697718846 | DEFERIDO | 0,5597 | C | A |
32 | André Santos De Lima | 40039648885 | DEFERIDO | 0,5575 | C | C |
33 | Jardel Jesus De Oliveira | 309.287.208-88 | DEFERIDO | 0,5417 | C | A |
34 | Marcos Roberto De Paulo | 15367394809 | DEFERIDO | 0,5066 | C | A |
35 | Patricia Diniz Ferreira Kusnier | 22348796805 | DEFERIDO | 0,4796 | C | A |
36 | Leone Rocha | 40061542830 | DEFERIDO | 0,4789 | C | A |
37 | Rosivaldo Correia Da Paixão | 65947053500 | DEFERIDO | 0,4627 | C | A |
38 | Rodrigo Ferreira Pereira | 390.128.528-89 | DEFERIDO | 0,4355 | C | C |
39 | Paulo Roberto Alves Damacena Silva | 35394443866 | DEFERIDO | 0,4350 | C | A |
40 | Euzébio Soares Dos Santos | 21555233864 | DEFERIDO | 0,4342 | C | A |
41 | Kelly Regina Ramos | 29112023841 | DEFERIDO | 0,3675 | C | A |
42 | Leandro Ribeiro Da Silva | 396.873.148-42 | DEFERIDO | 0,3508 | C | C |
43 | Rozana De Jesua Lima Silva | 35404992883 | DEFERIDO | 0,3391 | C | C |
44 | Fabio Fagundes Da Silva | 14509904878 | DEFERIDO | 0,3322 | C | C |
45 | Bruna De Sá Tofolo | 40869028855 | DEFERIDO | 0,3038 | C | A |
46 | Ivo Marcelo Módolo | 133.477.078-69 | DEFERIDO | 0,2970 | C | C |
47 | Jeferson Silva Quaresma | 44107678873 | DEFERIDO | 0,2668 | C | C |
48 | Jefferson Cavalcanti Tavares | 21789822807 | DEFERIDO | 0,6744 | Y | A |
49 | Robson De Oliveira | 48301725842 | DEFERIDO | 0,6282 | Y | A |
50 | Adilson Aparecido Soares | 18445404806 | DEFERIDO | 0,6199 | Y | C |
51 | Marcelo Magalhães Gomes | 467.544.778-30 | DEFERIDO | 0,6036 | Y | A |
52 | Antonio Roberto Oliveira Santos | 22571878816 | DEFERIDO | 0,5917 | Y | C |
53 | Alexandro Xavier Faria | 29325968886 | DEFERIDO | 0,5812 | Y | A |
54 | Luan De Freitas Resende | 39595247812 | DEFERIDO | 0,5763 | Y | A |
55 | Douglas Oliveira Da Costa | 39369403809 | DEFERIDO | 0,5703 | Y | A |
56 | Ivson Bezerra De Miranda | 5237539424 | DEFERIDO | 0,5571 | Y | A |
57 | Isabelle Fernandes Da Silva | 45674309809 | DEFERIDO | 0,5471 | Y | A |
58 | Daiana Silvestre Mendes Laurindo | 48195735860 | DEFERIDO | 0,5331 | Y | A |
59 | Antonio Carlos Bezerra Da Silva | 35944954850 | DEFERIDO | 0,5327 | Y | A |
60 | Larissa Cristina Silva De Jesus | 49948473809 | DEFERIDO | 0,5299 | Y | A |
61 | Jerry Adriano Da Silva | 2707165646 | DEFERIDO | 0,5145 | Y | A |
62 | Luciana De Jesus Santana | 15631245809 | DEFERIDO | 0,5116 | Y | A |
63 | Flávia Elaine Da Silva | 40210094850 | DEFERIDO | 0,5040 | Y | A |
64 | Danilo Rocha Bernardino Da Silva | 43659030805 | DEFERIDO | 0,5004 | Y | A |
65 | Patricia Aguila Arco | 14082818804 | DEFERIDO | 0,4961 | Y | A |
66 | Fabio Douglas Zagare Da Veiga | 32034391829 | DEFERIDO | 0,4646 | Y | C |
67 | Debora Rosa Dos Santos | 28263156840 | DEFERIDO | 0,4618 | Y | A |
68 | Daniela Murbaki Batista Da Silva | 334.725.988-24 | DEFERIDO | 0,4605 | Y | A |
69 | Rosangela Bueno De Oliveira Silva | 205.191.038-31 | DEFERIDO | 0,4534 | Y | C |
70 | Elvis Clei Cavalcante Da Silva | 373.053.718-078 | DEFERIDO | 0,4529 | Y | C |
71 | Luciane Fernandes Da Silva Mendes | 11694078892 | DEFERIDO | 0,4512 | Y | C |
72 | Antonio De Brito Silva | 22448891818 | DEFERIDO | 0,4243 | Y | A |
73 | Laudenice Brito Ribeiro Araujo | 14605316809 | DEFERIDO | 0,4218 | Y | C |
74 | Eliana Oliveira Bastos De Jesus | 31375648837 | DEFERIDO | 0,4186 | Y | A |
75 | Lucineia Constancia Mota | 346884448-42 | DEFERIDO | 0,4104 | Y | C |
76 | Giovanna Silva Rocha | 432.546.938-92 | DEFERIDO | 0,4100 | Y | A |
77 | Yuri Dos Santos Pacheco | 474.587.088-40 | DEFERIDO | 0,4098 | Y | C |
78 | Gabriel De Oliveira Melo | 495.730.408-40 | DEFERIDO | 0,3984 | Y | A |
79 | Reclassificado – Agente | |||||
80 | Fabiano Do Espírito Santo | 21732013870 | DEFERIDO | 0,3833 | Y | A |
81 | Orlando Dos Santos Marinete Junior | 225.568.718-65 | DEFERIDO | 0,3777 | Y | A |
82 | Leticia Souza Assunção | 432.504.968-12 | DEFERIDO | 0,3635 | Y | A |
83 | Alessandra Vieira Da Silva | 265.729.368-99 | DEFERIDO | 0,3587 | Y | C |
84 | Katia Rodrigues De Oliveira Da Silva | 176.495.778-48 | DEFERIDO | 0,3579 | Y | C |
85 | Viviane Da Silva Santos | 16869357811 | DEFERIDO | 0,3532 | Y | C |
86 | Adriana Moraes Cavalcante | 26269181801 | DEFERIDO | 0,3517 | Y | A |
87 | Carlos Alberto Santos Resende | 132.808.338-17 | DEFERIDO | 0,3507 | Y | A |
88 | Erismar Ferreira Da Cruz | 096537628-18 | DEFERIDO | 0,3302 | Y | C |
89 | Jailson Lima Dos Santos | 22376379890 | DEFERIDO | 0,3265 | Y | C |
90 | Rosangela Lopes Santos Da Silva | 176.989.698-86 | DEFERIDO | 0,3253 | Y | A |
91 | Caique Santana De Novais | 42715394810 | DEFERIDO | 0,3128 | Y | C |
92 | Rafael Praxedes Rodrigues | 297.846.198-57 | DEFERIDO | 0,3036 | Y | C |
93 | Luciano Gonçalves Caetano | 257.367.708-73 | DEFERIDO | 0,2667 | Y | C |
94 | Gabriela Aguilar Bueno | 46566576894 | DEFERIDO | 0,2499 | Y | A |
95 | Joás Vial Da Silva | 22669872832 | DEFERIDO | 0,1999 | Y | A |
96 | Elielton Lima De Oliveira | 430.959.888-93 | DEFERIDO | 0,1999 | Y | A |
97 | Clovis Domingos Maurício Geremias | 11729533841 | DEFERIDO | 0,1856 | Y | C |
98 | Márcio Luís Ferraz | 36037482802 | DEFERIDO | 0,1700 | Y | A |
99 | Mauricio Augusto De Assis | 7612402840 | DEFERIDO | 0,1565 | Y | A |
100 | Octavio Augusto Batista Pugno | 40356805832 | DEFERIDO | 0,1162 | Y | A |
101 | Ademilson Aparecido Soares | 21411316851 | DEFERIDO | 0,0975 | Y | C |
102 | Renato Jose De Campos | 38240445870 | DEFERIDO | 0,0949 | Y | A |
103 | Vânia Faria Vilas Boas Ferreira | 36006671816 | DEFERIDO | 0,0811 | Y | A |
104 | Danilo Gomes Barrozo | 80234364300 | DEFERIDO | 0,0132 | Y | C |
105 | Fabio Rogério Da Silva | 22523419807 | DEFERIDO | 0,0077 | Y | C |
106 | Noé Martins | 142430557-85 | DEFERIDO | 0,0039 | Y | C |
107 | Dailson Alves Bento | 351.067.128-74 | DEFERIDO | 0,0031 | Y | C |
108 | Francisco Andherson Alves De Araujo | 285.392.208-14 | DEFERIDO | 0,0000 | Y | C |
109 | Denys Lecy | 36381681829 | DEFERIDO | 0,0000 | Y | C |
110 | Gislaine Sthefany Bezerra Da Silva | 45767208808 | DEFERIDO | 0,0000 | Y | A |
111 | Rodney Leocádio | 37085625856 | DEFERIDO | 0,4500 | G | C |
112 | Joel Ferreira Dos Santos Pinto | 13031654811 | DEFERIDO | 0,4299 | G | C |
113 | Márcia Pereira Dos Santos Assumção | 18305181863 | DEFERIDO | 0,1749 | G | C |
Convocação – Atribuição PROATI – Retificada
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Taboão da Serra, 15 de abril de 2025.
Após a leitura do Edital e caso ainda tem dúvidas sobre a classificação final, enviar e-mail para a detab@educacao.sp.gov.br até às 12h de 16/04/2025 (quarta-feira).
Classificação final – Etapa Entrevistas – PROATI 2025_v2
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09/04/2025.
⇒ Publicação do Gabarito Oficial
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01/04/2025
2 º Retificação.
EDITAL 1 – ABERTURA DO CERTAME
A Comissão Especial do Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI da Diretoria de Ensino – Região Taboão da Serra, composta pelos membros da Supervisão de Ensino, Professor Especialista em Currículo – PEC de Tecnologia, Robótica e Programação e membro do Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia – NIT, citados no final deste edital, com fundamento na Resolução da Secretaria do Estado da Educação – SEDUC nº 35/2025, torna pública a abertura de inscrições e a realização do processo seletivo simplificado de profissionais, em nível regional, para a atuação no Projeto de Apoio à Tecnologia – PROATI nas escolas da rede pública estadual desta Diretoria de Ensino, mediante as condições estabelecidas neste edital:
I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
- São objetivos do projeto e atribuições dos profissionais selecionados:
- incentivar e garantir o desenvolvimento e a utilização de tecnologias na Rede Pública Estadual, assegurando que essas ferramentas sejam efetivamente integradas ao ambiente escolar;
- promover e facilitar o uso de equipamentos tecnológicos, plataformas de aprendizagem virtuais, sistemas e aplicativos nas unidades escolares;
- organizar e preparar ambientes de tecnologia para uso nas atividades escolares;
- orientar os estudantes e profissionais da unidade escolar quanto ao uso e manuseio de equipamentos tecnológicos disponíveis;
- identificar as necessidades de manutenção de equipamentos na unidade escolar;
- notificar, registrar e acompanhar os pedidos de manutenção de equipamentos eletrônicos quando forem direcionados aos Núcleo de Informações Educacionais e Tecnologia – NIT desta Diretoria de Ensino ou para as respectivas assistências técnicas especializadas;
- outras tarefas determinadas pelo Diretor de Escola/Diretor Escolar e afetas ao presente projeto.
- O projeto deverá ser atribuído a docentes, Agentes de Organização Escolar – AOE ou estagiários de tecnologia da UNIVESP, mas o presente processo seletivo engloba somente os docentes e os AOEs, já que os estagiários serão selecionados através de processo seletivo próprio da UNIVESP.
- A carga do projeto e a quantidade de profissionais será atribuída na seguinte conformidade:
I – Unidade escolar com 1 (um) turno:
- a) 1 (um) professor, com jornada de 25 (vinte e cinco) horas semanais; ou
- b) 2 (dois) AOEs, com jornada de 40 (quarenta) horas semanais; ou
- c) 2 (dois) estagiários de tecnologia, com jornada de 30 (trinta) horas semanais cada.
II – Unidade escolar com 2 (dois) turnos:
- a) 1 (um) professor com jornada de 25h semanais; ou
- b) 2 (dois) AOEs, com jornada de 40 (quarenta) horas semanais; ou
- c) 2 (dois) estagiários de tecnologia, com jornada de 30 (trinta) horas semanais cada.
III – Unidade escolar com 3 (três) turnos:
- a) 1 (um) professor com jornada de 25h semanais; ou
- b) 2 (dois) AOEs, com jornada de 40 (quarenta) horas semanais; ou
- c) 2 (dois) estagiários de tecnologia, com jornada de 30 (trinta) horas semanais cada.
- A definição das vagas desta Diretoria de Ensino se encontra no Anexo I.
- São requisitos para poder se candidatar e receber a atribuição do PROATI:
- no caso de docente:
-
- ser efetivo, não efetivo, contratado com aulas atribuídas ou contratado com interrupção de exercício, com inscrição ativa no processo de atribuição de classes ou aulas 2025;
-
- possuir perfil profissional e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologia; para planejar e desenvolver atividades pedagógicas que integrem as tecnologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo metodologias ativas e o uso crítico das ferramentas tecnológicas; para orientar e acompanhar os estudantes na realização de projetos interdisciplinares que envolvam o uso de tecnologias educacionais, estimulando a criatividade, a pesquisa e a resolução de problemas; e para atuar como mediador na apropriação de conhecimentos digitais pelos alunos, auxiliando no desenvolvimento de competências digitais essenciais para a formação acadêmica e cidadã; e
-
- não fazer parte da Comissão Especial aqui citada.
- no caso de Agente de Organização Escolar – AOE:
-
- ser efetivo, não efetivo ou contratado;
-
- demonstrar conhecimento básico de informática;
-
- possuir perfil profissional e aptidão para incentivar o uso consciente de tecnologias; para promover e facilitar o uso de equipamentos tecnológicos, plataformas de aprendizagem virtuais, sistemas e aplicativos em sua unidade escolar; para auxiliar e apoiar a gestão escolar no acompanhamento, orientação e controle de frequência dos estagiários de tecnologia participantes; para organizar ambientes para uso de equipamentos tecnológicos, com a colaboração dos estagiários de tecnologia e apoiar alunos na solução de problemas técnicos, em especial aqueles relacionados a senhas e perfis de acesso em sistemas da secretaria; e para gerenciar necessidades de aquisição, conserto e manutenção de equipamentos;
-
- no caso de AOE categoria “O”, estar com contrato ativo que não será encerrado durante o ano letivo em curso;
-
- concorrer às vagas da unidade escolar na qual possui vínculo; e
-
- não fazer parte da Comissão Especial aqui citada.
- O processo seletivo, para os candidatos docentes e AOEs, terá as seguintes fases: inscrição, prova objetiva e entrevista.
II – DAS INSCRIÇÕES
- A inscrição será realizada exclusivamente através do formulário eletrônico disponível neste “link”:
https://forms.gle/UBX9rh76zvyTQCZF7
- A inscrição deverá ser realizada das 8h do dia 17/03/2025 até às 23h59 do dia 21/03/2025.
- A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
- Não será permitido que haja inscrição fora do dia/horário previsto nos itens anteriores, não cabendo a alegação de eventual impossibilidade informática, seja qual for o motivo, nem mesmo por força maior ou caso fortuito.
- É de integral responsabilidade do candidato o preenchimento correto das informações no formulário, não cabendo, em hipótese alguma, a correção dos dados depois de enviada a inscrição, ficando sujeito à eliminação do certame em caso de preenchimento incorreto em confronto com a documentação que vier a ser apresentada.
- Como não é permitida a inscrição em mais de uma Diretoria de Ensino, caso a equipe responsável identifique que o candidato se inscreveu em outra regional, haverá a eliminação do candidato do certame, de plano.
- No formulário de inscrição, o candidato deverá preencher por extenso, dentre outras informações: a) nome completo, sem abreviar; b) número do Cadastro de Pessoa Física – CPF; c) número do Registro Geral – RG; d) data de nascimento; e) endereço completo; f) nacionalidade; g) sexo; h) telefone; i) endereço eletrônico (e-mail); j) qual a categoria funcional que possui (“A”, “F” ou “O”); e j) data do início do vínculo, no caso de AOE contratado (categoria “O”).
III – DA PROVA OBJETIVA
- A prova objetiva se dará presencialmente na data de 30/03/2025, na ESCOLA ESTADUAL ANTONIO RUY CARDOSO PROFESSOR, município Taboão da Serra, localizada no logradouro R MARTIRO ANGELO DERENZE , 595 – JARDIM SALETE – TABOAO DA SERRA , das 9h às 11h, devendo os candidatos se apresentarem ao local preferencialmente com uma hora de antecedência, portando documento pessoal de identificação com foto válido e caneta esferográfica azul ou preta.
- A prova será composta por 20 questões de múltipla escolha e terá duração máxima de duas horas, já incluído nesse limite o tempo de preenchimento do gabarito, sendo permitida a saída do local de prova somente após decorrido meia hora de seu início.
- Ao sair do local de prova, o candidato somente poderá levar a folha de rascunho, se houver.
- Durante a realização da prova, não será permitida qualquer comunicação com os demais participantes, tampouco o uso de qualquer item eletrônico, de qualquer espécie ou natureza.
- A não observância dos itens previstos neste edital implicará no impedimento à participação da prova ou na sua retirada compulsória do certame, com a consequente eliminação do processo seletivo.
IV – DA ENTREVISTA
- Poderá participar da etapa de entrevista os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 12 na prova objetiva.
- A entrevista será realizada pela Comissão Especial do PROATI da Diretoria de Ensino e será feita de forma remota, através de “link” que será enviado no dia da avaliação por meio do e-mail cadastrado na inscrição, devendo o candidato acessar sua caixa de entrada com meia hora de antecedência ao que constar da convocação, anuindo o entrevistado, desde logo, à gravação da sessão.
- A convocação dos candidatos aprovados na prova objetiva terá a data e horário para as entrevistas, que ocorrerão mediante divulgação a ser disponibilizada no “site” da Diretoria de Ensino, em cujo endereço eletrônico segue: https://detaboaodaserra.educacao.sp.gov.br/.
- As entrevistas, assim como as demais etapas do certame, serão realizadas no período previsto no Anexo IV deste edital, reservando à Diretoria de Ensino o direito de alterar suas datas, mediante comunicação prévia no seu sítio eletrônico.
- O candidato que não comparecer à entrevista será excluído do processo seletivo simplificado, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento, seja qual for o motivo alegado.
- A entrevista abordará as competências necessárias elencadas no Anexo III.
V – DA CLASSIFICAÇÃO E DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
- A Diretoria de Ensino, após a fase de entrevistas, procederá com a classificação final, que não será passível de reconsideração ou recurso, reservado o direito da Diretoria de Ensino de proceder a eventuais correções de erros materiais.
- Para a classificação final, a Diretoria de Ensino utilizará os seguintes critérios de desempate: a) idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003); b) maior tempo de serviço; c) maior número de dependentes (encargos de família); e d) maior idade, para os inscritos com idade inferior a 60 anos.
- Os candidatos aprovados que não forem atendidos nas escolas que compõem o presente processo seletivo simplificado integrarão o cadastro reserva, tornando-se elegíveis para que a Diretoria de Ensino proceda à recomposição do módulo na unidade escolar do vínculo do AOE, no decorrer do ano letivo ou até que haja novo processo seletivo.
- No que se refere aos docentes, o cadastro reserva citado no item anterior poderá ser utilizado para a recomposição do módulo de quaisquer das unidades escolares da circunscrição da Diretoria de Ensino.
- Todas as etapas do processo seletivo terão suas comunicações publicadas no sítio eletrônico desta Diretoria de Ensino (endereço: https://detaboaodaserra.educacao.sp.gov.br/), cabendo aos candidatos o acompanhamento diário das publicações, já que não haverá comunicação do certame por nenhum outro meio.
- Não caberá a alegação de desconhecimento das disposições deste edital e do conteúdo exposto na Resolução SEDUC nº 35/2025, bem como das publicações deste certame, quais são de leitura obrigatória por parte dos candidatos.
- Após a classificação final ser publicada, a Diretoria de Ensino, em conjunto com a unidade escolar, procederá à atribuição das vagas em conformidade com as vagas dispostas neste edital e com os critérios da Resolução SEDUC nº 35/2025, com início imediato do exercício no programa.
- Não haverá acréscimo remuneratório pelo desempenho específico das atividades do PROATI, tampouco pagamento de Gratificação de Dedicação Exclusiva – GDE no caso de desempenho em escolas do Programa de Ensino Integral – PEI.
- Os conteúdos da prova objetiva são os contidos no Anexo II.
- As ocorrências não previstas neste edital e os casos omissos serão reportados e resolvidos pela Comissão Especial deste projeto, mediante orientação da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH.
ANEXO I
A que se refere o item 4 deste edital, as 71 escolas elegíveis ao Projeto de Apoio à Tecnologia da Informação -PROATI, na Diretoria de Ensino Região de Taboão da Serra.
ANEXO II
A que se refere o item 33
Os candidatos serão avaliados sobre os seguintes temas e conteúdos, conforme detalhamento abaixo:
- Infraestrutura de Redes e Segurança
- Conceitos básicos de redes de computadores.
- Equipamentos de infraestrutura de rede: Firewalls, Switches e Access Points.
- Segurança perimetral de redes escolares.
- Dimensionamento de banda e sua importância na conectividade.
- Fatores que interferem na qualidade do sinal Wi-Fi.
- Problemas comuns em redes Wi-Fi e suas soluções.
- Autenticação e gerenciamento de acessos Wi-Fi para alunos, professores e servidores administrativos.
- Configuração de redes sem fio e segmentação de redes.
- Redes Wi-Fi disponíveis nas unidades escolares.
- Medidas a serem tomadas em caso de falta de conexão à internet.
- Conectividade e Procedimentos Operacionais
- Identificação e resolução de problemas de conectividade.
- Procedimentos para abertura de chamados sobre problemas de internet.
- Função e manutenção de racks de infraestrutura de rede.
- Atualização e gestão de firewalls para segurança da rede.
- Endereçamento IP e ferramentas de diagnóstico de rede.
- Uso adequado de equipamentos de rede nas escolas.
- Política de uso de roteadores particulares e instalação de novos pontos de internet.
- Papel dos Núcleos de Informações Educacionais e Tecnologia (NITs) na gestão da conectividade escolar.
- Uso de Dados Patrocinados em plataformas da SEDUC-SP.
- Sistemas e Aplicativos Utilizados pela SEDUC-SP
- Secretaria Escolar Digital (SED): funcionalidade e acessos.
- Procedimentos de recuperação de senha e login na SED.
- Acesso e gestão de contas institucionais (e-mail e Office 365).
- Uso e armazenamento de documentos na nuvem (Google Drive e OneDrive).
- Controle de acesso e segurança digital na SED.
- Procedimentos para alunos e professores acessarem plataformas educacionais.
- Uso do e-mail institucional da Microsoft e suas funcionalidades.
- Integração entre e-mail institucional e login na rede de computadores escolares.
- Conceitos de Informática e Segurança Digital
- Componentes de um sistema operacional.
- Conceitos de hardware e software.
- Principais funcionalidades do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint).
- Procedimentos para encerrar processos travados no Windows.
- Definição e uso de sistemas operacionais (Windows, Linux, macOS, UNIX).
- Extensões de arquivos utilizadas em planilhas eletrônicas.
- Manutenção de equipamentos de informática.
- Procedimentos de formatação de computadores.
- Conceito e riscos de phishing e outras ameaças cibernéticas.
- Função da memória RAM e armazenamento digital.
- Gestão e Manutenção de Equipamentos Tecnológicos
- Redes de computadores e configuração de equipamentos.
- Procedimentos para diagnosticar problemas em computadores, notebooks e tablets.
- Uso de redes institucionais pelos equipamentos da escola.
- Procedimentos para abertura de chamados de suporte técnico.
- Uso correto de notebooks e tablets fornecidos pela SEDUC-SP.
- Manutenção preventiva e corretiva de equipamentos informáticos.
- Importância da gestão adequada dos dispositivos tecnológicos nas escolas.
ANEXO III
A que se refere o item 24
Os candidatos serão avaliados sobre os seguintes temas e conteúdos, conforme detalhamento abaixo:
- Interesse, Motivação e Desempenho – capacidade de engajamento e de alcançar os resultados esperados em suas atividades, dentro do prazo determinado, com uso racional de recursos
Realiza suas atividades de forma interessada e motivada, completa, precisa e criteriosa, atendendo aos resultados esperados |
Realiza as tarefas sob sua responsabilidade contribuindo com os resultados da equipe |
Adapta-se a acontecimentos ou eventos inesperados e às alterações de prioridades no desenvolvimento do seu trabalho |
Mantém sigilo sobre assuntos confidenciais |
- Comprometimento e Responsabilidade – capacidade de se comprometer com seu trabalho e de desenvolvê-lo alinhado aos objetivos institucionais, com responsabilidade e ética profissional
Empenha-se nas situações de trabalho que não são rotineiras |
Desenvolve suas atividades com alto grau de compromisso, buscando tomar as providências necessárias para alcançar resultados |
Não deixa que interesses ou compromissos pessoais interfiram no andamento dos trabalhos |
Procura buscar meios que possibilitem melhor formação técnica |
- Comunicação e Expressão – capacidade de expressar ideias e fatos de forma clara e objetiva para torná-los compreensíveis ao interlocutor e de ouvir atentamente o interlocutor, buscando compreendê-lo
Sabe se comunicar com clareza e objetividade |
Sabe ouvir colegas e/ou superiores sem prejulgamentos que comprometam a compreensão do assunto |
Ouve e interage com o interlocutor de forma respeitosa |
Redige documentos (cartas, e-mails, textos e outros) com clareza e qualidade |
- Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal – capacidade de atuar em conjunto, interagindo e mantendo um bom relacionamento com seus pares e superiores, lidando com diversidade e focando energias para a consecução dos resultados
Realiza suas atividades em harmonia com outros profissionais |
Consegue lidar com diferenças na equipe, focando-se nos objetivos comuns do trabalho |
Contribui com a construção do consenso e compromete-se com a equipe em que atua |
- Disponibilidade e Flexibilidade – capacidade de reação às mudanças, procurando adaptar-se de forma produtiva, com atitude proativa, ao ambiente de trabalho
Propõe melhorias a partir de sua experiência e conhecimentos relativos às atividades que executa |
Elabora e apresenta soluções criativas e viáveis para situações vivenciadas nos processos em que atua |
Identifica e propõe melhorias aos superiores e colegas para as atividades desenvolvidas |
Age com determinação e persistência frente a cenários imprevisíveis, superando obstáculos na execução das atividades |
- Atitude e Postura – capacidade de agir frente a situações de trabalho, independentemente de demanda superior, antecipando-se na resolução de problemas e/ou na execução de atividades
Busca solucionar problemas do dia-a-dia, de maneira pró-ativa, independentemente de estímulos externos |
Antecipa-se na execução dos trabalhos/tarefas antes mesmo de ser cobrado pela chefia imediata |
Busca melhorar a eficiência na execução dos trabalhos, mesmo que para isso seja necessário adquirir novos conhecimentos |
ANEXO IV
A que se refere o item 22
cronograma
ETAPA | DATA(S) |
PUBLICAÇÃO DO EDITAL | 17/03/2025 |
PERÍODO DE INSCRIÇÕES | 17/03/2025 até 21/03/2025 |
DIVULGAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS E CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA | 27/03/2025 |
PROVA OBJETIVA | 30/03/2025 |
PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA OBJETIVA E CONVOCAÇÃO PARA AS ENTREVISTAS | 02/04/2025 |
ENTREVISTAS | 08/04/2025 até 10/04/2025 |
DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL | 15/04/2025 |
Retificação do Edital 01 – Abertura do Certame: PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ATUAÇÃO NO PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PROATI – 2025
onde se lê: Anexo IV, Cronograma, ENTREVISTA, DATA(S) – 02/04/2025 até 04/04/2025, leia-se: Cronograma, ENTREVISTA, DATA(S) – 08/04/2025 até 10/04/2025 e onde se lê: Cronograma, DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL – 11/04/2025, leia-se: cronograma, DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL – 15/04/2025.
Taboão da Serra, 01 de abril de 2025.
Luis Henrique Trevisan
Supervisor Educacional
RG: 270521288
ARIKO YURE SILVA SANTANA SANTOS
Diretor Técnico II – CRH
RG: 38737289
RODRIGO DA SILVA PASSOS
DIRETOR TECNICO I – NIT
RG: 32329841
LUIS ALBERTO FARIAS DOS SANTOS
Professor Especialista do Currículo – Tecnologia
RG: 34165835
2º Retificação_PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROATI 2025
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27/03/2025.
DIVULGAÇÃO DA LISTA DE INSCRITOS E CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA – PSS – PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – PROATI 2025
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24/03 – Edital retificado – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROATI
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17/03/ – EDITAL – PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROATI_DETAB
Taboão da Serra, 17 de março de 2025.
Diretoria de Ensino da Região de Taboão da Serra